segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Minha Saga Ruiva

Sempre adorei cabelos ruivos. Me aventurei pelos vermelhos quando tinha uns 15 anos, passei um bom tempo usando tons que variavam entre o acaju e o vermelho 666, comecei com um tonalizante chamado Color Charm, da Wella, que não durava absolutamente nada e depois de me irritar MUITO, apelei para Imedias e afins, um dia enjoei (sou dessas) e voltei a ser loira.


No final do ano passado, acordei com vontade ser ruiva... E assim o fiz! Como estava em recuperação de uma cirurgia, não poderia tingir sozinha, então fui até o meu amigo Jeff e ele fez minha vontade: 7.4 da Alfa Parf... ficou bonito, mas não era exatamente o que eu queria, precisava de algo mais dramático, mais LARANJA.


Pesquisando as palavras "ruivo natural", descobri um blog chamado Desocupada é a Mãe, da Gleici Duarte,  e enlouqueci com os cabelos dela... Era exatamente aquilo que eu queria! 


Depois de muita (muita mesmo) pesquisa, encontrei uma marca queridinha de muitas ruivas, a Igora, da Schwarzkopf, na cor 7.7 e tive a capacidade de sair de Santos e ir até a Ikesaki, em Sampa, só para adquirir a bonita! Adorei o resultado, era exatamente o que eu queria! Passei uns 3 meses ruiva, mas o sol, o verão (e a piscina todo dia), fizeram com que eu me irritasse e tingisse os cabelos da cor natural deles: loiro acinzentado... e depois fiz luzes, mais luzes, ombré, mega hair, enfim, estava loira.


E aí a vontade de ser ruiva, again...


Dessa vez, sozinha, usei uma mistura de Majirel 8.34, com 25 gramas de Majirel 9.0 e 3 cm de mix Color Touch 0.34 + Ox de 30 volumes... Ficou aquele tom 'Marina Ruy Barbosa' , mas desbotou em poucas lavagens, exigindo tonalização semanal com creme + mix laranja....Cheguei a tonalizar com anilina ortoquímica laranja, ficou legal, mas não usaria mais, anilina é algo imprevisível, um dia explico... Meus cabelos não precisaram de descoloração prévia, por serem claros  (os fios naturais são 7.1 - bem acinzentados) e caso alguém tenha os fios muito escuros, é melhor procurar um profissional -UM BOM PROFISSIONAL -, não esses que e dizem experts em coloração e deixam seus cabelos manchados, indicações de pessoas conhecidas são a melhor opção. 



A Schwarzkopf deixou de fabricar a 7.7, porém, lançou outras  cores LINDAS, capazes de satisfazer ruivice nossa de cada dia: 6.77 /  7.77 / 8.77 / 9.77  são as mais parecidas com o tal "ruivo natural":






Então, essa é a minha cor: 8.77 + 5 cm de Mix 0.77 (intensificador cobre) também Igora e Ox de 30 volumes:



Retoco a raiz a cada 3 semanas,  21 dias, exatamente. No intervalo entre as colorações, faço o famoso banho de brilho (ou reposição de cor): creme de hidratação ou nutrição, Tonalizante C Kamura Conhaque e Mix 0.34 Color Touch. A proporção é de 3 colheres de creme para 1 de tonalizante (os dois, ja misturados). Utilizo após lavar os cabelos com shampoo, deixando agir por 30 minutos. Misturo o Color Touch com C Kamura para não ficar tão vermelho, gosto mais do alaranjado...



Na primeira aplicação da 8.77 com o mix 0.77 tomei um susto! Ficou muito vermelho e pensei ter estragado meu cabelo, mas bastaram 3 lavagens e a cor ficou perfeita... A 8.77 desbota bastante, no meu caso, que lavo diariamente, em uma semana, a cor água de salsicha já aparece, mas com o mix, após 11 dias, ainda está perfeita.

Kit Ruivo - prefiro a OX da Alfa Parf ou Matrix, a da Igora não abre tanto o tom nos meus cabelos.

Mesmo tendo acertado a cor, ainda quero testar a mistura 8T + 8FA da Itely, e também a  8.0 + 8.4 da Keune. Ambas são dificílimas de encontrar aqui na Baixada Santista...



Lembrando sempre: o ruivo acobreado perfeito depende muito de cuidados, Cronograma Capilar (falarei sobre ele em breve) ajuda muito. Tem dias que acordo e acho a cor do meu cabelo ótma, mas muitas vezes, olho e acho que está castanho... O ruivo depende muito da luz, então, basear-se somente em fotos para escolher seu tom não é garantia de que ficará perfeito ou idêntico a foto.


No grupo do Facebook, Amor Acobreado, criado pela Gleici Duarte, tem muita informação legal para quem quer mudar a cor ou acertar seu tom de ruivo.


Para finalizar, duas coisas:


Primeira: eu tinjo as sobrancelhas com a mesma tintura dos cabelos, utilizo um pincel chanfrado e deixo apenas 5 minutos, que são suficientes para minhas sobrancelhas claras. Não estou incentivando ninguém a fazer, apenas informando o que eu faço. Existem alguns produtos próprios para o uso em sobrancelhas, mas eu nunca utilizei e sequer encontrei a venda...

Segundo e não menos importante: não existe uma regra específica para cabelos ruivos! Usa quem quer, quando quer. Ponto. Não existe isso de que " somente pessoas de pele muito clara podem ser ruivas" - por favor, parem de CAGAR REGRA no cabelo dos outros... Cada um faz o que quer em seus cabelos, não cabe a mim julgar quem fica melhor ou mais natural... É apenas uma cor de cabelo, optar por ela, ainda que você tenha as características físicas da maioria dos indivíduos ruivos naturais,  e portanto  aparente ser natural, não te faz melhor que ninguém... E também  não tem o menor sentido guerrinhas entre avermelhadas e acobreadas... 

Se alguém tiver alguma dúvida, durante sua saga ruiva, e eu puder ajudar, basta comentar no post.


7 comentários:

  1. Sou da baixada também <3 Pensei que era a única por essas bandas que se aventurava no ruivo acobreado *-*

    ResponderExcluir
  2. tem foto do resultado do seu cabelo? to em crise! To vendo que ando errando na água oxigenada da minha cor!
    muito bom ler seu post! cheio de detalhes, muuuito bem explicado. Obrigada mesmo.
    abraço de uma ruiva em pânico porque não quer perder sua cor laranjinha!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde você encontra a Igora 8.77 aqui em Santos. Estou usando a 8FA da itely, mas está desbotando muito rápido.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Amei!!! Exatamente do jeito que estou tingindo, da última vez levei um susto, como tinha feito a progressiva inveja, desbotou muito então passei um matizador que deixou a raiz com vermelho sem o alaranjada e detestei, lavei umas 3 vezes e tingi o cabelo inteiro com a igora royal 8.77 + 0.77, na mesma proporção que você fez e levei um susto também, ficou uma cor muito intensa, agora é lavar e lavar para o alaranjado aparecer. Adorei a dica do banho de brilho vou fazer. Sucesso,

    ResponderExcluir
  5. Muito instrutivo seu relato, uso a 8.77 com ox 20, e tonalizo de 15 á 20 dias com kamaleão color flamingo diluido em creme branco, estava pensando em aderir o mix 0.77 , mas tenho receio desse vermelhão inicial! Ps: você acha muito trabalhoso manter o ruivo morando no litoral? Talves eu me mude para praia, mas ñ sei se conseguiria manter a cor!

    ResponderExcluir